PRTOC | Entrega do IRS em 2018 – Prazos que tem de cumprir
16193
post-template-default,single,single-post,postid-16193,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Entrega do IRS em 2018 – Prazos que tem de cumprir

Entrega do IRS em 2018 – Prazos que tem de cumprir

A entrega do IRS em 2018, referente aos rendimentos auferidos em 2017, é feita entre 1 de abril e 31 de maio de 2017, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte.

Este ano é obrigatório fazer a entrega via internet, e se tiver direito ao reembolso do IRS, este deverá ser feito no prazo de 20 a 25 dias, de acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Datas e prazos únicos da entrega do IRS 2018

Ao contrário de anos anteriores, onde havia um prazo diferente para a entrega do IRS em papel e pela internet, e onde havia uma data específica para rendimentos de categoria A e H e outra data para as restantes categorias, em 2018 existe apenas um prazo de entrega, independentemente da categoria dos rendimentos, e a mesma terá que ser realizada em formato eletrónico, deixando de ser possível a entrega  do IRS em papel.

A data para preencher e entregar a declaração de IRS anual de 2017 é de 1 abril a 31 de maio de 2018.

Notas:

  • No caso dos rendimentos de categoria A e H a declaração será preenchida automaticamente.
  • Quem tem de entregar alguns dos anexos B, C, D, E, I, L tem de preencher a declaração obrigatoriamente pela internet.
  • Se tiverem auferido rendimentos destas categorias no estrangeiro, os contribuintes terão de preencher o Anexo J.
  • Se tiverem benefícios fiscais, deduções à coleta, acréscimos ou rendimentos isentos sujeitos a englobamento apresentarão, com a declaração, o Anexo H.
  • A entrega do IRS com atraso implica o pagamento de multas.